Futebol, cinema e humanidades: articulando possibilidades pedagógicas e socioculturais pela via estética
- INCT Futebol
- há 1 dia
- 4 min de leitura
Cristiano Mezzaroba (UFS/INCT Futebol)
Hamilcar Dantas Júnior (UFS/INCT Futebol)
No texto abaixo, os autores relatam como foram as duas primeiras edições do projeto de extensão “Pensadores sociais e o esporte no cinema” (UFS) e explicam como será a terceira.

Em 2019, demos origem ao projeto de extensão “Pensadores sociais e o esporte no cinema”, na Universidade Federal do Sergipe (UFS). Ele surgiu a partir de uma iniciativa conjunta envolvendo duas disciplinas ofertadas no curso de Licenciatura em Educação Física: “Esporte e Modernidade” (ministrada pelo Prof. Dr. Hamilcar Silveira Dantas Júnior) e “Tópicos Especiais em Educação Física: Estudos Socioculturais do Esporte” (ministrada pelo Prof. Dr. Cristiano Mezzaroba).
Inicialmente, o intuito do projeto foi contribuir para a formação cultural dos(as) acadêmicos(as) de Educação Física. Afinal, o esporte, como conteúdo e como objeto de estudo, costuma ser um dos principais elementos de discussão e possibilidade pedagógica. Isso vai ao encontro daquilo que Vaz (2010, p. 103) sugere: “Por que não temos em nossas aulas a presença de filmes, textos literários e outros artefatos que tematizam o esporte? Se há uma dimensão estética importante no esporte, por que não aproveitamos sua beleza presente na pintura, na escultura e na fotografia?”
Na última semana de janeiro de 2026, o projeto terá a sua terceira edição. Desta vez, abordaremos o futebol como fenômeno social. O formato do evento envolve a seleção de filmes sobre o esporte, cada um deles sendo exibido em um dia. Na sequência, temos um(a) professor(a) convidado(a), que aborda um dos filmes a partir de um conceito específico de determinado(a) pensador(a) social. No final, abre-se um espaço para debates com o público.
Na terceira edição, procuramos alargar o público participante, da graduação e da pós-graduação, buscando atrair a atenção e participação de discentes e docentes das Ciências Sociais, da Comunicação Social, da Psicologia, da Filosofia e da Pedagogia, dentre outros campos do conhecimento interessados na temática.
As edições do evento
A primeira edição ocorreu entre 25 de janeiro e 22 de fevereiro de 2019, no Auditório do Departamento de Educação Física da UFS. Com a abordagem de corpos e imagens em movimento, ela nos possibilitou pensar novas dimensões estéticas e políticas da modernidade (Mezzaroba et al., 2020), que são essenciais à formação contemporânea de docentes. Contou com a seguinte programação:

No período de 2020 a 2022, em função das implicações da pandemia para o ensino presencial, não foi realizada nenhuma edição. Seu retorno ocorreu em 2023, quando realizamos a segunda edição, em todas as sextas-feiras de março daquele ano, nas dependências do Auditório da Biblioteca Central (BICEN/UFS). Propusemos um espaço acadêmico que permitiu a fruição, a reflexão e o debate teórico-epistemológico, a partir de filmes sobre o esporte e procurando ampliar compreensões em torno do fenômeno esportivo. Pautaram-se filmes e discussões ligados aos “sinais do nosso tempo”, ou seja, ao avanço de ideologias totalitárias sob novas vestes, como neonazismo, neofascismo e neoconservadorismo (Dantas Júnior et al., 2023). A programação foi a seguinte:

Em 2026, pela primeira vez, o foco do evento estará concentrado no futebol, entendendo-o como fenômeno social e cultural bastante intenso no século XXI. Desta vez, o evento está sendo organizado em parceria com o INCT Futebol. Desde 2022, o Instituto vem aglutinando agentes pesquisadores das humanidades e estruturando uma rede interdisciplinar no território brasileiro, em diálogo com pesquisadores(as) estrangeiros(as).
A partir da programação abaixo, com os(as) professores(as) convidados(as), esperamos estimular a discussão e propiciar momentos de ampliação do repertório cultural e científico entre os(as) envolvidos(as), articulando conhecimentos das ciências humanas e sociais com o universo do fenômeno futebolístico.

Essa estratégia acadêmica traz a possibilidade de articular futebol, cinema, ciências humanas e sociais, explorando o potencial estético, político e formativo do cinema. Para isso, apresentam-se, à comunidade acadêmica da UFS e de Sergipe, pesquisadoras e pesquisadores que compõem o INCT Futebol, oriundos de várias instituições brasileiras, que vão mobilizar conceitos, saberes e discussões. Essa iniciativa amplia o universo de compreensão do futebol enquanto fenômeno sociocultural. O projeto revela dinâmicas possíveis entre o ordinário e o acadêmico, entre o futebol e a sociedade, entre o estético e o político, o pedagógico e o sociológico etc. Sintam-se convidados(as) para estarem conosco na UFS na última semana de janeiro de 2026 a partir dessa rica e intensa programação!
Referências:
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano; SANTOS, Maria Edivania Alves dos. Pensadores sociais e o esporte no cinema: ações acadêmicas nos enfrentamentos do autoritarismo contemporâneo. A Barca, v. 1, n. 1, p. 134-153, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/abarca/article/view/58473/34837. Acesso em: 6 de abr. 2024.
MEZZAROBA, Cristiano; DANTAS JUNIOR, Hamilcar S.; ZOBOLI, Fabio; FIGUEIREDO, Priscila Kelly. Pensadores sociais e o esporte no cinema: contribuindo com a ampliação do repertório cultural na Educação Física. Novos Olhares Sociais, v. 3, n. 1, p. 262-292, 2020.
VAZ, Alexandre F. Jogos, esportes: desafios para a Educação Física escolar. Cadernos de Formação CBCE, v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/986. Acesso: 28 de out. 2018.
Sobre os autores:
Cristiano Mezzaroba é doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física da UFS. Coordenador da linha “Mídias, Torcidas e Movimentos Antirracistas” do INCT Futebol.
Hamilcar Silveira Dantas Junior é Professor Titular do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais da Universidade Federal do Sergipe (PPGCINE/UFS). Licenciado em Educação Física (UFS), mestre em Educação (UFS) e Doutor em Educação (UFBA), com estudos nos campos de História da Educação, Educação Física e Cinema.
As perspectivas presentes nos artigos veiculados no blog Bate-Pronto não necessariamente refletem as posições institucionais do INCT Futebol.
Se você se interessa pelas relações entre o futebol e a mídia, poderá gostar também do nosso texto: Tem gay jogando futebol na novela?
Como citar?
MEZZAROBA, Cristiano; DANTAS JÚNIOR, Hamilcar. Futebol, cinema e humanidades: articulando possibilidades pedagógicas e socioculturais pela via estética. Bate-Pronto – INCT Futebol, Florianópolis, v. 2, n. 42, 2025.




Comentários