top of page

Participação do time de pesquisadoras/es do INCT em Congresso de Granada

 

Entre os dias 1 e 3 de julho aconteceu a participação da delegação brasileira do INCT no II Congresso Internacional de Antropologia Feminista na cidade de Granada, Espanha (https://sej430.ugr.es/informacion/actividades/ii-congreso-internacional-antropologia-feminista/programa). Lideradas/os por Carmen Rial, estiveram presentes Caroline Soares, Wagner Camargo, Keo Silva, Vanrochris Vieira e Lía Ferrero.

Numa lista de 14 Simpósios Temáticos (ST), o grupo apresentou seus trabalhos no ST13 “Fútbol, Género y Sexualidad desde la perspectiva critica de las antropologias feministas”. Estiveram reunidos neste ST pesquisas já finalizadas, ou ainda em andamento, que têm como cenário de investigação o Brasil, a América Latina (no caso de Lía Ferrero, da Argentina, e Fernando Rojas, do México) e também a Espanha (como trouxeram Carmen Mintegui, Amets Fernández, Rúben Pérez, Joaquín Piedra, Dolors Ribalta-Alcalde e Vera Álvarez).

Este evento segue na esteira de sucesso do primeiro encontro, o I Congresso Internacional de Antropologia Feminista, organizado pelo Grupo de Pesquisa AFIT (Antropologia Feminista) da UPV/EHU e pela Associação Basca de Antropologia Ankulegi e ocorrido em 2022. Nesta segunda edição reuniram-se esforços da Universidade de Granada e dos movimentos sociais feministas da cidade, particularmente tendo como questões as violências instituídas socialmente, as pluralidades sexuais e de gênero, as tecnologias reprodutivas, preocupações em torno do cuidado e outras relativas ao corpo e à saúde de pessoas, numa era de colapso e de crise ecossocial. 

Em 14 STs foram apresentadas 415 comunicações orais, em cerca de 80 sessões, ao longo de três dias de evento. Os espaços de articulação de ideias, bem como as conferências de abertura e encerramento, mostraram que as preocupações com o presente e com o futuro materializam-se no hoje, a partir do reconhecimento dos feminismos plurais e seus movimentos emancipatórios. A antropologia social, por sua vez, está totalmente imbricada em tais questões, muito pelo enlace com os debates críticos feministas.

Foto-finalST.jpeg
Foto-grupo-encerramento.jpeg
Foto-encerramento.jpeg

A arte sobre o futebol e sua possibilidade para revelação do drama social.

v. 12 n. 23: edição jan-jun/2024 
Autores:
•⁠  ⁠Cristiano Mezzaroba
Universidade Federal de Sergipe
•⁠  ⁠Daniel Machado da Conceição
                                  Universidade Federal de Santa Catarina                                      
Disponível em:  https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/n23p179

cover_issue_1312_pt_BR.jpg
Screenshot 2024-07-07 at 18.27.24.png
A comunidade acadêmica está convidada a prestigiar a defesa de tese do doutorando
Leonardo Costa da Cunha, pesquisador do INCT Futebol nas linhas "Futebol comunitário e de várzea" e "Futebóis de mulheres, de indígenas, paralímpico e LGBTQIA+".
A tese, intitulada "As mulheres no futebol do Rio Grande/RS nas décadas de 1970 e 1980: entre subversões, pioneirismos e invisibilidades", será apresentada no dia 26 de junho, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Rigo.

A banca examinadora será composta pelos seguintes docentes:
Profa. Dra. Silvana Vilodre Goellner (PPGEF/UFPEL)
Profa. Dra. Raquel da Silveira (PPGCMH/UFRGS)
Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas (PPGEDU/FURG)
A defesa ocorrerá presencialmente na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da UFPel,

com transmissão simultânea via Google Meet,
através do link: meet.google.com/oji-iaqo-hiw
WhatsApp Image 2024-06-24 at 10.11.28.jpeg
18317365006178338.heic
1INTERthesis.png
2INTERthesis.png

Oportunidade de Publicação!

 

Em colaboração com a linha de pesquisa Futebol de Várzea e Comunitário, a Revista Internacional Interdisciplinar Interthesis, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, está lançando um dossiê especial sobre "Futebol de Várzea e Comunitário". 

 

 Submissões abertas até o dia 1 de agosto de 2024 

 

Os organizadores são:

Prof. Dr. Luiz Carlos Rigo (UFPel)

Prof. Dr. Mauro Myskiw (UFRGS)

 

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/announcement/view/2017

WhatsApp Image 2024-05-22 at 19.59.59.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-21 at 11.20.57 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-05-21 at 11.20.57.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-15 at 12.33.38.jpeg
Screenshot 2024-05-15 at 11.54.33.png
As submissões para o "IV Simpósio de Futebol - NAVI & I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro: produções epistemológicas e futebolísticas" foram PRORROGADAS até o dia 17 de maio.

⚽️ Serão três dias incríveis de aprendizado e troca de conhecimentos na Universidade Federal de Santa Catarina, de 5 a 7 de agosto de 2024.

Aceitamos trabalhos para apresentações orais e posters, divididos em 10 Grupos de Trabalho (GT's).

Lembrando que o evento é GRATUITO!

Confira o link na nossa bio para mais informações.

Quaisquer dúvidas, estamos à disposição!
Contato: inct.futebol@gmail.com

 
Screenshot 2024-05-15 at 11.14.47.png
📢 CHAMADA PARA SUBMISSÃO 📢

Revista Cadernos do Aplicação

Dossiê temático: Educação antirracista e futebol

Prazo: 31 de agosto de 2024

O futebol, enquanto manifestação corporal e cultural brasileira, passa a ser valorizado sob o viés interdisciplinar das Humanidades, procurando compreendê-lo nas suas redes de significação, analisando suas configurações em seus múltiplos cenários (esportivo em si, mas também político, econômico, midiático, educacional e cultural, por exemplo). Constata-se que a partir do esporte, enquanto um campo específico, mas, mais particularmente, no universo do futebol, temos um importante veículo que reflete modos de pensar e agir, formas comportamentais que explicitam ideologias das mais diversas, seja em relação à raça/etnia, gênero, classes sociais etc.

Neste dossiê, estimulamos a produção e veiculação de pesquisas empíricas, teóricas e documentais, mas também de ensaios, relatos de experiências e resenhas, que tenham como foco a discussão sobre Educação antirracista e futebol, em perspectivas interdisciplinares, cujo foco se direciona às discussões e possibilidades na educação básica, tendo em vista as implicações dessas discussões em contextos escolares/formativos, nos seus vários componentes curriculares. Para a composição do Dossiê, serão recebidos artigos frutos de investigações científicas originais e inéditos, resultantes de atividades que envolvem ensino, extensão e pesquisa que envolvam processos referentes à Educação Básica ou que se relacionem com a Educação de uma forma geral, contribuindo tanto ao campo acadêmico como também ao campo escolar (artigos empíricos, artigos de revisão, ensaios, relatos de experiência e resenhas).

Organizadores: Prof. Dr. Cristiano Mezzaroba (UFS), Prof. Dr. Daniel Giordani Vasques (UFRGS), Prof. Dr. Silvio Ricardo da Silva (UFMG), Prof. Dr. Antonio Jorge Soares (UFRJ)


 
Screenshot 2024-05-15 at 11.10.37.png
📝✉️ Os interessados devem enviar um breve currículo acompanhado de uma carta de motivação explicando o interesse pela bolsa e como suas habilidades e experiências podem contribuir para o projeto, para o e-mail inct.futebol@gmail.com. O prazo é até 30 de maio de 2024.

⚽ O INCT Futebol valoriza a diversidade e a inclusão em todas as suas atividades. Encorajamos candidaturas de todos os interessados que atendam aos requisitos da bolsa.

ℹ️ Para mais informações sobre o INCT Futebol e outras oportunidades, visite nosso site oficial em www.inctfutebol.com.br ou entre em contato através do nosso e-mail.


 
Com grande satisfação, apresentamos o Prof. Dr. Hugo Paula Almeida da Rocha, convidado confirmado para o "IV Simpósio Futebol - NAVI & I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro".

 
Screenshot 2024-05-15 at 11.51.01.png
Screenshot 2024-05-15 at 11.05.47.png
Com grande satisfação, apresentamos o Prof. Felipe Tavares Paes Lopes, convidado confirmado para o "IV Simpósio Futebol - NAVI & I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro".


 
Com grande satisfação, apresentamos a socióloga Fatima Martin Rodrigues Ferreira Antunes, nossa segunda convidada confirmada para o "IV Simpósio Futebol - NAVI & I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro".



 
Screenshot 2024-05-15 at 10.58.02.png
Screenshot 2024-05-15 at 10.51.25.png
Com grande satisfação, apresentamos o Prof. Arlei Damo, nosso primeiro convidado confirmado para o "IV Simpósio Futebol - NAVI & I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro".

 

Leila Pereira dá declaração forte sobre Robinho e Daniel Alves:
 
"Ninguém fala nada, mas eu, como mulher aqui na chefia da delegação da Seleção Brasileira, tenho que me posicionar sobre os casos de Robinho e Daniel Alves.
Isso é um tapa na cara de todas nós mulheres, especialmente o caso do Daniel Alves, que pagou pela liberdade. Acho importante eu me posicionar. Cada caso de impunidade é a semente do crime seguinte."

Campanha contra o machismo e o estupro
do Bahia, ex-clube do Daniel Alves.

Seleção feminina divulga vídeo no Dia da Mulher: "A nossa profissão é revolucionária"

Leia a materia na integra no portal G1 da Globo 


 

Durante o 19th IUAES-WAU World Anthropology Congress, realizado entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023, na University of Delhi, New Delhi, India, A vice- coordenadora do INCT, Dra. Mariane Pisani, e o pesquisador do INCT, Dr. Luciano Jahnecka, coordenaram o painel intitulado “National Institute of Science and Technology of Brazilian Football Studies: Dialogues in South America about football from a interdisciplinary perspective”.

Além da apresentação de ambos, o painel contou com a participação da Dra. Carmen Rial, a coordenadora do INCT, e Dra. Caroline Soares de Almeida, coordenadora da linha “Futebóis de mulheres, indígenas e LGBTQIA+”.

O painel foi um ótimo momento para apresentar à comunidade internacional de pesquisadores(as) e antropólogos(as) os trabalhos desenvolvidos, desde de Janeiro de 2023, no INCT.

📷 Carmen Rial (UFSC), Thaisa Martins (UFRJ), Mariane Pisani (UFPI), Giselle Guilhon Antunes (UFPA), Caroline Soares de Almeida (UFPE), Vinicius Kauê Ferreira (UERJ), Amurabi Pereira de Oliveira (UFSC), Miriam Grossi (UFSC), Luciano Jahnecka (Universidad de la Republica Uruguay), Douglas Santos da Silva (ISCTE -IUL)

Entre os dias 19 e 26 de setembro, nosso pesquisador Dr. Fábio Machado Pinto esteve em Paris, onde ocorreu o evento internacional “Histoire et Sociologia critique du football: etudes et perspectives scientifiques em France, Bresil et Uruguay” juntamente com o XI Intercâmbio Internacional de Esportes, Artes e Culturas das Interperiferias do Futebol.

O propósito deste evento e do XI Intercâmbio Internacional foi fomentar a reflexão e a partilha de estratégias, abordagens e experiências no âmbito da pesquisa sobre o futebol, com a intenção de estimular o desenvolvimento de uma rede de pesquisadores entre a França e a América Latina, em particular por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq) de Estudos do Futebol. Durante o evento, foram discutidas questões de pesquisa e diferentes abordagens dentro das áreas de humanidades e ciências sociais. A natureza interdisciplinar do encontro permitiu a congregação de pesquisadores franceses, brasileiros e uruguaios de variadas formações acadêmicas, juntamente com especialistas e profissionais atuantes no
campo do futebol.

Já se encontram disponíveis no nosso canal do Youtube, o streaming do nosso
I Seminário Interno INCT, com legenda em Pt.
Para acessar é só clicar nas imagens abaixo 

Sessões 1

Sessões 2

bottom of page