top of page

Leila Pereira dá declaração forte sobre Robinho e Daniel Alves:
 
"Ninguém fala nada, mas eu, como mulher aqui na chefia da delegação da Seleção Brasileira, tenho que me posicionar sobre os casos de Robinho e Daniel Alves.
Isso é um tapa na cara de todas nós mulheres, especialmente o caso do Daniel Alves, que pagou pela liberdade. Acho importante eu me posicionar. Cada caso de impunidade é a semente do crime seguinte."

Campanha contra o machismo e o estupro
do Bahia, ex-clube do Daniel Alves.

📣📆 Na segunda-feira (25), às 19h, não perca! Em parceria com o @gefut_ , teremos uma conversa imperdível mediada pelos Prof. Dr. Ricardo da Silva (UFMG) e Prof. Dr. Cristiano Mezzaroba (UFS), com participação especial do Prof. Dr. Renato Machado Saldanha (UFPE) discutindo a temática "Torcidas e torcedores de futebol no Brasil" ⚽️🇧🇷 Não fique de fora! A transmissão será ao vivo no Youtube.

Seleção feminina divulga vídeo no Dia da Mulher: "A nossa profissão é revolucionária"

Leia a materia na integra no portal G1 da Globo 


 

Durante o 19th IUAES-WAU World Anthropology Congress, realizado entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023, na University of Delhi, New Delhi, India, A vice- coordenadora do INCT, Dra. Mariane Pisani, e o pesquisador do INCT, Dr. Luciano Jahnecka, coordenaram o painel intitulado “National Institute of Science and Technology of Brazilian Football Studies: Dialogues in South America about football from a interdisciplinary perspective”.

Além da apresentação de ambos, o painel contou com a participação da Dra. Carmen Rial, a coordenadora do INCT, e Dra. Caroline Soares de Almeida, coordenadora da linha “Futebóis de mulheres, indígenas e LGBTQIA+”.

O painel foi um ótimo momento para apresentar à comunidade internacional de pesquisadores(as) e antropólogos(as) os trabalhos desenvolvidos, desde de Janeiro de 2023, no INCT.

📷 Carmen Rial (UFSC), Thaisa Martins (UFRJ), Mariane Pisani (UFPI), Giselle Guilhon Antunes (UFPA), Caroline Soares de Almeida (UFPE), Vinicius Kauê Ferreira (UERJ), Amurabi Pereira de Oliveira (UFSC), Miriam Grossi (UFSC), Luciano Jahnecka (Universidad de la Republica Uruguay), Douglas Santos da Silva (ISCTE -IUL)

Entre os dias 19 e 26 de setembro, nosso pesquisador Dr. Fábio Machado Pinto esteve em Paris, onde ocorreu o evento internacional “Histoire et Sociologia critique du football: etudes et perspectives scientifiques em France, Bresil et Uruguay” juntamente com o XI Intercâmbio Internacional de Esportes, Artes e Culturas das Interperiferias do Futebol.

O propósito deste evento e do XI Intercâmbio Internacional foi fomentar a reflexão e a partilha de estratégias, abordagens e experiências no âmbito da pesquisa sobre o futebol, com a intenção de estimular o desenvolvimento de uma rede de pesquisadores entre a França e a América Latina, em particular por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq) de Estudos do Futebol. Durante o evento, foram discutidas questões de pesquisa e diferentes abordagens dentro das áreas de humanidades e ciências sociais. A natureza interdisciplinar do encontro permitiu a congregação de pesquisadores franceses, brasileiros e uruguaios de variadas formações acadêmicas, juntamente com especialistas e profissionais atuantes no
campo do futebol.

Nós também estaremos no @fazendo_genero de 2024 com as pesquisadoras @carolsalma e @mari.pisani 
coordenando o Simpósio Temático "Diálogos Interseccionais: Gênero, Sexualidade e Corporeidades no Universo do Futebol".


Este Simpósio Temático se origina a partir dos trabalhos desenvolvidos no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Estudos do Futebol Brasileiro, especificamente da atuação das(os) pesquisadoras(es) vinculadas a linha "Futebol de mulheres, de indígenas, paralímpico e LGBTQIA+”.

O futebol, para além do fenômeno midiático, tem a capacidade de mobilizar milhões de pessoas ao redor do mundo, bem como fomentar diversas discussões dentro e fora dos campos e gramados. Este pode ser considerado o esporte mais popular no mundo e, dessa forma, a arena futebolística tem sido palco para intensos debates que dialogam a partir das teorias e teóricas que se organizam em torno dos Estudos de Gênero. Nos últimos anos houve aumento significativo dos trabalhos e das reflexões sobre futebol que abordam e resgatam questões como homofobia, transfobia, misoginia, desigualdade de gênero, futebóis de mulheres e LGBTQIA+, torcidas feministas, entre outros assuntos.

Já se encontram disponíveis no nosso canal do Youtube, o streaming do nosso
I Seminário Interno INCT, com legenda em Pt.
Para acessar é só clicar nas imagens abaixo 

Sessões 1

Sessões 2

Participe do I Seminário Interno INCT pelo link: 

https://www.youtube.com/@INCTFutebol/streams

Data: 05 de Outubro de 2023
Local: Remoto, via Canal do Youtube @INCTFutebol

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScGJE9pcJN5yiHK63G6gO6TGN8Duyo_zF7Md77zY9PUL_12nw/viewform 

 

O evento contará com certificação de participação para os ouvintes.

História e Sociologia crítica do futebol: estudos e perspectivas científicas na França, Brasil e Uruguai

Link para participação: https://meet.google.com/wsy-arhh-pzx

Transmissão pelo Youtube através do link: https://www.youtube.com/live/KnpLlzjY6gY?si=-VhWZ13t93moKubg

Clicke na imagem para acessar o webinario
bottom of page