top of page

Participação do time de pesquisadoras(es/us) do INCT em congresso na Espanha

11:30
8 de julho de 2024

Entre os dias 1 e 3 de julho, a delegação brasileira do INCT Futebol participou do II Congresso Internacional de Antropologia Feminista, na cidade de Granada, Espanha. Lideradas(os/es) por Carmen Rial, estiveram presentes também: Caroline Soares, Wagner Camargo, Keo Silva, Vanrochris Vieira e Lía Ferrero.

O evento contou com 14 Simpósios Temáticos (STs), e o grupo do INCT apresentou seus trabalhos no ST13: “Fútbol, Género y Sexualidad desde la perspectiva critica de las antropologias feministas”. Nele, foram apresentadas pesquisas já finalizadas ou em andamento, tendo como cenário de investigação o Brasil, a América Latina – no caso de Lía Ferrero, da Argentina, e Fernando Rojas, do México – e também a Espanha – como trazido por Carmen Mintegui, Amets Fernández, Rúben Pérez, Joaquín Piedra, Dolors Ribalta-Alcalde e Vera Álvarez.

Esse evento segue na esteira do sucesso do primeiro encontro, o I Congresso Internacional de Antropologia Feminista, organizado pelo Grupo de Pesquisa AFIT (Antropologia Feminista) da UPV/EHU e pela Associação Basca de Antropologia Ankulegi, ocorrido em 2022. Na segunda edição, a Universidade de Granada reuniu esforços com os movimentos sociais feministas da cidade. Particularmente, foram observadas questões como as violências instituídas socialmente, as pluralidades sexuais e de gênero, as tecnologias reprodutivas, preocupações em torno do cuidado e outras relativas ao corpo e à saúde de pessoas, numa era de colapso e de crise ecossocial. 

Em 14 STs, foram apresentadas 415 comunicações orais, em cerca de 80 sessões, ao longo de três dias de evento. Os espaços de articulação de ideias, bem como as conferências de abertura e encerramento, mostraram que as preocupações com o presente e com o futuro materializam-se no hoje, a partir do reconhecimento dos feminismos plurais e seus movimentos emancipatórios. A antropologia social, por sua vez, está totalmente imbricada em tais questões, muito pelo enlace com os debates críticos feministas.



bottom of page