top of page

Dossiê organizado pelo INCT Futebol é publicado na Revista Iluminuras (UFRGS)

December 4, 2025
16:30
Image-empty-state_edited.png

A obra “Amistosos” é capa do dossiê publicado na Iluminuras. Imagem: Igor Maciel da Silva

O INCT Futebol organizou a realização do dossiê “Futebol como fenômeno social e cultural”, publicado na nova edição da Revista Iluminuras (v. 26, n. 72), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material contempla trabalhos recentes que se debruçam sobre o futebol através de perspectivas sociais, políticas e simbólicas, em diálogo com as linhas de pesquisa inseridas no Instituto.

 

A publicação teve como proposta reunir pesquisas que promovessem reflexões sobre as potencialidades do esporte, bem como acerca dos mecanismos de exclusão e movimentos de resistência que emergem dele. A edição visa contribuir para a consolidação do futebol como um objeto de pesquisa complexo e cheio de possibilidades.

 

Segundo a Dr.ª Carmen Rial (UFSC), coordenadora-geral do INCT Futebol e organizadora da publicação: “Esse é um campo em plena expansão. A gente viu isso no último encontro do INCT Futebol realizado em Buenos Aires, onde tivemos mais de 120 papers apresentados, a maioria de brasileiros”.

 

O Dr. Vanrochris Vieira (UFSC) é bolsista de extensão (EXP-A) do INCT Futebol. Ele integra o grupo de pesquisadores(as/us) reunidos(as/us) na publicação com o artigo “Manifestação de gênero como alternativa conceitual na leitura do futebol LGBTQIAPN+”. O pesquisador, que também participou do Colóquio Internacional do INCT Futebol ocorrido na Argentina, explica: “O meu artigo publicado no dossiê traz a apresentação de um conceito que eu desenvolvi na minha tese de doutorado, o de ‘manifestação de gênero’, que é usado como alternativa ao conceito de performatividade de gênero, de Judith Butler, para a análise do futebol LGBTQIAPN+”.

 

Luiz Henrique Zart, doutorando em Jornalismo (UFSC), junta-se a Vanrochris, entre os(as/es) pesquisadores(as/us) que tiveram trabalhos publicados no dossiê. A partir do artigo “Trivela albiceleste: a crônica na cobertura da trajetória Argentina na Copa do Mundo de 2022”, o pesquisador da área comunicacional evidencia a importância de estabelecer conexões entre esse campo e os outros eixos de estudos do futebol.

 

Luiz, que também participou do encontro em Buenos Aires, enfatiza: “É possível pensar o futebol como um fenômeno social e cultural significativo, bastante amplo, com muitas nuances. Das representações midiáticas à intersecção com questões de raça, gênero e classe. Da formação de atletas ao futebol praticado por corpos dissidentes, por indígenas, pessoas com deficiência. Entre tantas outras abordagens. Assim, pensar a comunicação diante dessas múltiplas possibilidades só tem a contribuir para uma compreensão mais complexa desse fenômeno”.

 

Vanrochris Vieira conta, ainda, que o seu artigo publicado no dossiê faz parte de uma pesquisa sobre o futebol LGBTQIAPN+ que será abordada também em um livro a ser lançado pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) com o selo do INCT Futebol: “Essa pesquisa foi finalizada durante o meu pós-doutorado, realizado no INCT Futebol, sob supervisão da Professora Carmen Rial. Foi graças à bolsa de pós-doutorado do CNPq, que recebi por meio do Instituto, que eu pude me dedicar à realização de publicações como essas”.

 

Responsável pelo texto de apresentação, Carmen Rial ressalta a importância da Revista Iluminuras na realização desse projeto: “O INCT Futebol tem que agradecer à Revista Iluminuras, que é uma revista tradicional da UFRGS, editada pela Cornélia Eckert (NAVISUAL/UFRGS), por ter aceito esse dossiê sobre futebol”.

 

A revista está disponível no site do INCT Futebol, na aba Publicações, que redireciona para a edição completa e gratuita do volume.


Já está disponível a nova edição da revista Iluminuras, organizada pelo INCT Futebol. Imagem: Iluminuras
Já está disponível a nova edição da revista Iluminuras, organizada pelo INCT Futebol. Imagem: Iluminuras

Texto por Isabelle Barbosa com supervisão de Vanrochris Vieira.
bottom of page