top of page

Avançam os preparativos para o II Encontro Nacional do INCT Futebol, que ocorrerá em Ouro Preto, na UFOP

December 11, 2025
15:00
Image-empty-state_edited.png

As atividades ocorrerão na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Imagem: Wikipédia

Com o tema “Entre as Copas do Mundo de Futebol no Brasil no Século XXI: o que aconteceu com o futebol?”, o INCT Estudos do Futebol Brasileiro avança nos preparativos para o II Encontro Nacional do Instituto. O evento acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 16 a 19 de setembro de 2026, e já conta com algumas Mesas Temáticas e convidados confirmados.

O professor Dr. Silvio Ricardo da Silva é coordenador da linha de pesquisa “Mídias, Torcidas e Movimentos Antirracistas no Futebol” do INCT Futebol e está à frente da comissão organizadora do Encontro. “A escolha do tema tem a ver com as intensas mudanças que aconteceram no futebol nesse período”, afirma ele. O professor também complementa dizendo que a temática “vai permitir que os participantes possam fazer suas alusões, suas conclusões e suas análises, tanto sobre futebol de homens como sobre futebol de mulheres, e, também, dos outros grupos sociais, sobre os quais o INCT se debruça”. Segundo ele, para o próximo ano, a expectativa é que surjam outros assuntos pertinentes à realidade do futebol atual, como discussões em torno das SAFs e das Bets.

A partir do que foi pensado pela organização, que desde o mês de setembro iniciou os preparativos para o evento, as inscrições devem se iniciar nos primeiros meses de 2026. A ideia é proporcionar um prazo extenso para que, assim, os participantes possam dispor de tempo hábil para a elaboração de trabalhos mais robustos, pois há o intuito de reunir as produções em um e-book após o Encontro. “Já reservamos o Centro de Convenções, que será o local do evento. Estamos, junto com o INCT, definindo as mesas; estamos cuidando da comissão científica para divulgação da agenda de submissão/aprovação de trabalhos no início do ano que vem e também vislumbrando opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos”, explica a professora Dr.ª Priscila Augusta Ferreira Campos (UFOP), que compõe a comissão organizadora com o professor Silvio Ricardo.

“Para as mesas, iremos manter o que foi feito no evento de Florianópolis, respeitando os quatro eixos temáticos do INCT. Para as comunicações orais, temos a intenção de manter a quantidade de mesas e temas de apresentação, mas sabemos que dependerá da demanda e dos temas dos trabalhos enviados”, relata a membra do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT), Priscila Augusta Campos. Na primeira edição do Encontro, ocorrida em Florianópolis, os GTs foram divididos nas seguintes categorias: Futebóis de Mulheres e LGBTQIA+; Futebóis Indígenas (Etno-futebol Indígena); Futebol Paralímpico; Torcidas Organizadas, Coletivos e Movimentos de Torcedores; Movimentos Antirracistas no Futebol; Mídias e Aspectos Midiáticos do Futebol; Futebol Comunitário e de Várzea; Estádios de Futebol; Clubes e Dirigentes de Futebol; e Formação, Carreiras e Migração de Futebolistas.

De acordo com a coordenadora da linha de pesquisa “Futebol de Mulheres, de Indígenas, Paralímpico e LGBTQIA+” do INCT Futebol, Dr.ª Caroline Soares de Almeida, espera-se que a mesa referente a esta temática, no II Encontro, seja uma continuidade dos diálogos ocorridos em Florianópolis. “A ideia é retomar o formato que funcionou tão bem: reunir pessoas da academia, atletas e profissionais do futebol que vêm pensando e vivendo essas práticas a partir de lugares sociais distintos. Queremos que esse espaço seja, mais uma vez, um ponto de encontro entre experiências, metodologias e sensibilidades que normalmente não aparecem juntas na mesma mesa”, anuncia ela. Além disso, a pesquisadora ressalta a importância de se manter a representatividade das subáreas da linha, coordenada em conjunto com Wagner Xavier de Camargo, doutor em Estudos de Gênero (UFSC). Ou seja, para os coordenadores da linha, a ideia é que o Encontro contemple vozes que tensionem, inspirem e complexifiquem o modo de pesquisar e atuar no campo em questão. “Buscamos manter vivo o espaço de troca horizontal, plural e crítico, algo que só faz sentido quando diferentes protagonistas do futebol compartilham suas trajetórias e desafios. Nossa expectativa, portanto, é que esta mesa nos permita continuar construindo coletivamente novas formas de pensar o futebol e seus atravessamentos sociais”, aponta Caroline de Almeida.

Outra novidade será uma Mesa Temática que entrelaçará os tópicos futebol e cinema, com o convidado, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Vitor Andrade de Melo, que coordena o projeto de pesquisa “O cinema como recurso didático nas aulas de Educação Física”. Junta-se a Vitor de Melo, compondo a mesa, o professor titular do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais da Universidade Federal de Sergipe (PPGCINE/UFS), Dr. Hamilcar Silveira Dantas Junior.

Quanto ao acolhimento dos participantes, a organização do evento pretende disponibilizar informações relativas a transporte, hospedagem, alimentação e também programações culturais, a fim de tornar mais proveitosa a estadia na cidade-sede, Ouro Preto (MG). Para a abertura do Encontro, estarão presentes a professora Dr.ª Silvana Vilodre Goellner, vice-coordenadora do Grupo de Estudos sobre Esporte, Cultura e História (GRECCO/UFRGS), e o professor Dr. Ruben George Oliven (PPGAS/UFRGS). O professor-adjunto da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), Dr. Bernardo Buarque de Hollanda fechará a programação dos quatro dias ao lado da coordenadora geral do INCT Futebol, Dr.ª Carmen Rial (UFSC).

Faltando pouco menos de um ano para o Encontro, Priscila Augusta Ferreira Campos evidencia a relevância do evento. “Um evento de âmbito nacional é muito importante para a circulação de conhecimento e pessoas. Além disso, a troca de experiências propicia outras oportunidades. Para os estudantes de graduação, é uma oportunidade para terem a dimensão sobre a produção de conhecimento sobre o futebol nas ciências humanas e sociais. Para os pesquisadores, uma oportunidade de troca, reencontro e estabelecimento de novas parcerias e projetos”, ressalta.

Acompanhe os canais de comunicação do INCT Futebol e fique por dentro das novidades.

As inscrições para o evento devem se iniciar no começo de 2026.
As inscrições para o evento devem se iniciar no começo de 2026.

Texto de Isabelle Barbosa com supervisão de Vanrochris Vieira.
bottom of page