top of page

Dia Estadual do Futebol Feminino é instituído no Rio Grande do Sul

13 de octubre de 2025
12:00
Image-empty-state_edited.png

Data escolhida foi uma homenagem a Márcia Tafarel. Foto: Arquivo Pessoal/Márcia Tafarel

Foi aprovado, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um projeto de autoria da deputada Luciana Genro (PSOL) que estabelece 15 de março como o Dia Estadual do Futebol Feminino. A data escolhida foi uma homenagem à jogadora gaúcha Márcia Tafarel, que faz aniversário no dia em questão.

 

A conquista surge a partir de um processo iniciado no estado em 2023, com a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Futebol Feminino. A iniciativa foi da deputada Bruna Rodrigues (PCdoB), no âmbito estadual, e da deputada Daiana Santos (PCdoB), no âmbito federal.

 

Márcia Tafarel, homenageada pelo projeto, foi a primeira jogadora gaúcha a vestir a camisa da seleção brasileira de futebol feminino. Ao longo de 27 anos de carreira, a jogadora enfrentou muitos preconceitos e se tornou uma inspiração para outras mulheres e meninas. Precursora, ela participou da primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 1991, e da estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos, em 1996.

 

A deputada Luciana Genro afirma: “Assim como Márcia abriu caminho para que as novas gerações de meninas sonhassem em jogar futebol, queremos incentivar que mais mulheres possam ocupar os lugares de decisão e poder para mudarem, de fato, essa realidade ainda tão opressora contra nós, mulheres.”

 

Além da importância simbólica de definir uma data oficial, essa iniciativa também permite criar mecanismos de memória, de visibilidade e de políticas públicas. Do ponto de vista simbólico, a conquista representa o reconhecimento do futebol feminino como parte da identidade e da agenda do Estado. A data ainda contribui para ampliar a visibilidade e o engajamento público com o tema, além de facilitar a implementação de instrumentos práticos de fomento, como editais e financiamentos.

Texto por Vanrochris Vieira.
bottom of page