top of page
Pesquisadores do INCT em Pelotas avançam na criação do Museu do G.E. Brasil com acervo histórico e reconhecimento do Campeonato Gaúcho de 1918

Dia 13 de fevereiro, a equipe de pesquisadores do INCT em Pelotas, formada pelo professor Rigo, Fábio Pinto e as bolsistas Mariana Brum e Julia, participaram da reunião do GT Museu Xavante – Museu do G. E. Brasil de Pelotas, que contou com membros pesquisadores do curso de museologia da UFPel, além do responsável no clube o Sr. Xavante Munhoso.

Está programada para o dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, uma ação importante já como Museu do G. E. Brasil. A equipe de museologia já terminou o trabalho de catalogação dos materiais. O regimento interno também já foi redigido e precisa ser apresentado e aprovado pelo conselho deliberativo do clube. Conversou-se ainda sobre a elaboração do projeto arquitetônico do Museu (área física).

Uma parte da historia que registramos com as taças
...No primeiro campeonato gaucho o Brasil era finalista, mas por conta da febre espanhola...


"A primeira edição do Campeonato Gaúcho estava marcada para ter ocorrido em 1918, entre as equipes do 14 de Julho, Brasil de Pelotas e Cruzeiro de Porto Alegre, em um triangular final, mas por conta de uma epidemia de Gripe espanhola no Rio Grande do Sul, o torneio foi cancelado e adiado até o fim da epidemia.[8][9] Em 1919, com o fim da epidemia, foi possibilitado a realização da primeira edição do torneio.[8] Em dezembro de 2021, a Federação Gaúcha de Futebol reconheceu os três clubes participantes da edição de 1918 como “Campeões Honoríficos”.[9]
WhatsApp Image 2025-02-17 at 15.28.10.jpeg
WhatsApp Image 2025-02-17 at 20.12.45 (1).jpeg

Nos dias 05 e 06 de Setembro de 2024 aconteceu, na Universidade Nacional de La Plata, o IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE).
Participaram deste eventos os professores e pesquisadores do INCT Estudos do Futebol Brasileiro, Dr. Cristiano Mezzaroba e Dra. Mariane Pisani.

Prof. Cristiano apresentou o relato de experiencia “Mídias Torcidas e movimentos antirracistas no futebol brasileiro: mobilização do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro” e palestrou na mesa redonda “Deporte, tecnologías y medios de comunicación”.

Já a Profa. Mariane apresentou trabalho “Construyendo cuerpos y identidad de género: aproximaciones e comparaciones entre mujeres futbolistas en Argentina y Brasil”. Da mesma forma palestrou na mesa redonda “Deporte y Investigacion” a partir da apresentação "Miradas Antropológicas sobre los Deportes en Brasil".

O evento foi um momento importante para trocas acadêmicas, para consolidação de redes de trabalho e para apresentar o INCT Futebol à novos(as) pesquisadores(as).

WhatsApp Image 2024-09-10 at 20.11.13.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-10 at 20.11.14.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-10 at 20.11.15.jpeg

Participação do time de pesquisadoras/es do INCT em Congresso de Granada

 

Entre os dias 1 e 3 de julho aconteceu a participação da delegação brasileira do INCT no II Congresso Internacional de Antropologia Feminista na cidade de Granada, Espanha (https://sej430.ugr.es/informacion/actividades/ii-congreso-internacional-antropologia-feminista/programa). Lideradas/os por Carmen Rial, estiveram presentes Caroline Soares, Wagner Camargo, Keo Silva, Vanrochris Vieira e Lía Ferrero.

Numa lista de 14 Simpósios Temáticos (ST), o grupo apresentou seus trabalhos no ST13 “Fútbol, Género y Sexualidad desde la perspectiva critica de las antropologias feministas”. Estiveram reunidos neste ST pesquisas já finalizadas, ou ainda em andamento, que têm como cenário de investigação o Brasil, a América Latina (no caso de Lía Ferrero, da Argentina, e Fernando Rojas, do México) e também a Espanha (como trouxeram Carmen Mintegui, Amets Fernández, Rúben Pérez, Joaquín Piedra, Dolors Ribalta-Alcalde e Vera Álvarez).

Este evento segue na esteira de sucesso do primeiro encontro, o I Congresso Internacional de Antropologia Feminista, organizado pelo Grupo de Pesquisa AFIT (Antropologia Feminista) da UPV/EHU e pela Associação Basca de Antropologia Ankulegi e ocorrido em 2022. Nesta segunda edição reuniram-se esforços da Universidade de Granada e dos movimentos sociais feministas da cidade, particularmente tendo como questões as violências instituídas socialmente, as pluralidades sexuais e de gênero, as tecnologias reprodutivas, preocupações em torno do cuidado e outras relativas ao corpo e à saúde de pessoas, numa era de colapso e de crise ecossocial. 

Em 14 STs foram apresentadas 415 comunicações orais, em cerca de 80 sessões, ao longo de três dias de evento. Os espaços de articulação de ideias, bem como as conferências de abertura e encerramento, mostraram que as preocupações com o presente e com o futuro materializam-se no hoje, a partir do reconhecimento dos feminismos plurais e seus movimentos emancipatórios. A antropologia social, por sua vez, está totalmente imbricada em tais questões, muito pelo enlace com os debates críticos feministas.

Foto-finalST.jpeg
Foto-grupo-encerramento.jpeg
Foto-encerramento.jpeg

Durante o 19th IUAES-WAU World Anthropology Congress, realizado entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023, na University of Delhi, New Delhi, India, A vice- coordenadora do INCT, Dra. Mariane Pisani, e o pesquisador do INCT, Dr. Luciano Jahnecka, coordenaram o painel intitulado “National Institute of Science and Technology of Brazilian Football Studies: Dialogues in South America about football from a interdisciplinary perspective”.

Além da apresentação de ambos, o painel contou com a participação da Dra. Carmen Rial, a coordenadora do INCT, e Dra. Caroline Soares de Almeida, coordenadora da linha “Futebóis de mulheres, indígenas e LGBTQIA+”.

O painel foi um ótimo momento para apresentar à comunidade internacional de pesquisadores(as) e antropólogos(as) os trabalhos desenvolvidos, desde de Janeiro de 2023, no INCT.

📷 Carmen Rial (UFSC), Thaisa Martins (UFRJ), Mariane Pisani (UFPI), Giselle Guilhon Antunes (UFPA), Caroline Soares de Almeida (UFPE), Vinicius Kauê Ferreira (UERJ), Amurabi Pereira de Oliveira (UFSC), Miriam Grossi (UFSC), Luciano Jahnecka (Universidad de la Republica Uruguay), Douglas Santos da Silva (ISCTE -IUL)

Entre os dias 19 e 26 de setembro, nosso pesquisador Dr. Fábio Machado Pinto esteve em Paris, onde ocorreu o evento internacional “Histoire et Sociologia critique du football: etudes et perspectives scientifiques em France, Bresil et Uruguay” juntamente com o XI Intercâmbio Internacional de Esportes, Artes e Culturas das Interperiferias do Futebol.

O propósito deste evento e do XI Intercâmbio Internacional foi fomentar a reflexão e a partilha de estratégias, abordagens e experiências no âmbito da pesquisa sobre o futebol, com a intenção de estimular o desenvolvimento de uma rede de pesquisadores entre a França e a América Latina, em particular por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq) de Estudos do Futebol. Durante o evento, foram discutidas questões de pesquisa e diferentes abordagens dentro das áreas de humanidades e ciências sociais. A natureza interdisciplinar do encontro permitiu a congregação de pesquisadores franceses, brasileiros e uruguaios de variadas formações acadêmicas, juntamente com especialistas e profissionais atuantes no campo do futebol.

bottom of page